segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Brasília: um sonho, uma realidade

Há 48 anos atrás um homem teve um sonho de construir uma cidade planejada. Fossem seus motivos políticos ou pessoais, a cidade foi construída e se tornou capital do nosso país: Brasília! Pergunto aqui para vocês: quem já visitou essa cidade?
....
Consigo contar nos dedos as pessoas que conheço e que já visitaram a capital do nosso país. Triste, eu sei. Mas não julgo ninguém. Até ano passado eu também não conhecia a cidade e também não tinha interesse em conhecer, confesso que tinha um pré conceito em relação à Brasília.
Como muitas outras alegrias em minha vida, a AIESEC me trouxe mais uma. A change de conhecer 3 pessoas na minha viagem para o México. Três pessoas que me deram a oportunidade de conhecer mais um Patrimônio Cultural da Humanidade. A primeira vez que fui pra Brasília foi em Abril de 2007. Foram cinco dias apenas, mas que me fizeram me apaixonar pela cidade e pelas pessoas.
Marco da arquitetura moderna a cidade apresenta uma prposta incrível. Tenho que concordar que Niemeyer e Lucio Costa fizeram um trabalho encantador. Praça dos 3 poderes, Esplanada, Ermida, parques e cachoeiras à meia hora da cidade, chapada dos veadeiros, a estrutura da cidade em forma de avião, as quadras, tesourinhas, eixinhos e eixões... Enfim, apenas alguns lugares que marcam a capital do nosso país.
O ano se passou e sempre que posso volto para Brasília (já visitei a cidade umas 5 vezes desde então). Cada vez que venho aprendo um pouco mais sobre a cidade e sobre o povo. É muito interessante você ver que Brasília não é apenas cidade de políticos, há também e com certeza sua maioria, os cidadãos que comuns. Alguns até comentam sobre a constante batalha entre político vs. cidadão. Brasília é mais do que vemos no Jornal Nacional, o Lula não anda pela ciadade e não almoça no mesmo restaurante que você. Mas é claro que não posso negar que a cidade é sim política. Você pode não ser um político mas trabalha pra alguém, ou para alguma empresa governamental, ou faz concurso, ou tem pelo menos um parente político! hehe
Essa minha passagem por Brasília não teve intenções turísticas. Passei pela capital para rever amigos e curtir um pouco da vida brasiliense. Ia ficar apenas 4 dias e fiquei 10... (ok que foi sem qurer mas valeu a pena). Passeadas pelo lago, praticando wake, curtindo um pouco da vida noturna e claro, como não da pra escapar, umas festinhas da AIESEC. Um dos dias fomos para uma cachoeira chamada Poço Azul! (fotos mais além quando a Cá me mandar =P). Muito lindo o lugar! Passamos o dia tomando sol, fazendo uma farofada e passeando. Pulamos (diga-se eu e o Túlio) de uma pedra que devia ter uns 5 metros de altura e caia direto no Poço que era bem fundo! Muito legal!
Enfim, foram 10 dias muito proveitosos na companhia de pessoas importantes e divertidas!
Hoje estou em Belém! Passeando com Australianos e Israelenses! Amanhã vou para Ilha do Marajó! Escrevo quando voltar!
Relembrando... JK teve um sonho e transformou em realidade, mostrou realizar aquilo que sonhamos não é impossível. Pergunto agora: E você... Tem um sonho? ;)

Beijos e queijos!
Te

2 comentários:

Aline Mamede disse...

Tê!!
Assim eu fico mal acostumada!! =p
Ou, sem palavras pra agradecer o sitema de milhagens, viu?? Assim você pode ficar mais tempo conosco!! inesquecível o nosso reveillon no meio do lago, os tombos de wake, as baladinhas e festinha da AIESEC.
Você realmente faz falta na minha vida.
Continue dando notícias pelo seu blog!!! Quero fotos! hahahhaha
No máximo, até a CONAL! =)
Amo-te!

Anônimo disse...

Eu estive em Brasília!!!! hehehe
Guriaaaa, q merda q choveu demais na Serra do Cipó... =s vai ter q voltar lá!!! hehehe
ficarei esperando os próximos relatos!!!
saudadesss
bjusssssssss
Ola