sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cidade de Goiás ou Goiás Velho: terra de Cora Coralina e Arcelina Helena Publio Dias

Praqueles que não sabem, Cora Coralina foi uma escritora que nasceu e morreu em Goiás Velho. Durante sua vida morou também em outras cidades, como SP e interior. Mas a magia e a beleza da Cidade de Goiás trouxeram de volta a escritora à sua cidade natal. Condecorada várias vezes, Cora escreveu contos, poesias e livros que hoje ficam à mostra na "casa da beira do rio". Local hoje preservado pelo IPHAN e aberto a visitação para turistas (pra ficar claro, a casa de Cora). Com mais de 80 anos Cora comçou a fazer doces na cidade, passou os últimos anos de sua vida sendo doceira (típica comida de Goiás).

Vocês devem estar se perguntando o porque do título do post. Bem, Arcelina Helena é jornalista, empreendedora e como Cora Coralina, amante da cidade de Goiás. Com a diferença de não ter nascido lá, Arcelina, já há 1- anos morando na cidade, jurou enterrar seus ossos lá.

Quando cheguei em Goiás Velho perguntei pra minha tia o que ela fazia no dia-a-dia e ela me respondeu: "Faço de tudo um pouco". Quando ela me falou isso não tinha pensado no que poderia ser realmente essa resposta. Passei apenas 2 dias em Goiás Velho, mas puder perceber o quanto minha Tia Arcelina é querida e realmente faz parte da cidade (assim como Cora Coralina).

Aulas de ioga, inglês, jornalismo, entre outras mil coisas que ela ensina por lá. O que a vida lhe trouxe durante todos esses anos ela esta, de uma forma magnífica, passando para as pessoas daquela cidade. Arcelina mora num bairro chamado Rio Vermelho, perifería da cidade. Lá, em sua casa, recebe a todos o tempo todo. Uma pamonhada a noite, rezas em sua capela, mostrando fotos, da maneira que pode tenta sempre reunir a cidade em seu canto. Expões também para os moradores do bairro um jardim que cultiva. Lá vc encontra tudo o que é tipo de árvore e plantas, e também um espaço ótimo para fazer um picnic!!

Enfim, fica difícil colocar nesse post a vida da Arcelina em Goiás Velho. É por isso que tomo a liberdade de convidar a todos que querem conhecer uma cidade considerada Patrimônio Histórico da Humanidade e também um pouco da vida de Arcelina Helena.

Hoje estou em Brasília, comemorando o aniversário de uma grande amiga! Fico por aqui até quarta quando vou pra Belém!

Prometo q esse fim de semana coloco fotos!!

Beijos
Te

Um comentário:

Anônimo disse...

Maria Teresa sou um Blogueiro apaixonado por Minha Cidade "Goiás Velho" e por esse motivo achei este Conto Muito Bonito e retrata aspectos de minha cidade. Bom eu tenho um blog que fala sobre a mesma e por essa razão resolvi dar um Ctrl+C em seu Blog add em meu Blog ,espero que não se importe.www.lucinomax.blogspot.com esse é o link do blog onde postei o seu texto. parabéns e Obrigado por essa obra maravilhosa. Luciano Max,Seu servo