sábado, 18 de outubro de 2008

No limite na Ilha de Marajó!

Quem lembra daquele programa que passava na globo chamado No Limite? Todo mundo né? O programa teve 3 edicções (2000 e 2001), e a terceira foi gravada justamente na Ilha de Marajó. Claro que esse não é o fato mais curioso da minha viagem, mas achei interessante começar a falar sobre essa ilha tentando reviver a memória de vocês.

Conhecida pelas praias, búfalos, mistura entre rio e oceano, a Ilha de Marajó é um lugar encantador. Cheguei lá na terça feira passada, fiquei apenas 2 dias mas não consegui ver nem metade do que o lugar oferece. Fui com um israelense que mora em Amsterdã e está viajando já a 7 meses e uma senhora que mora no interior do Rio Grande do Sul, que tinha ido a Belém para ver o Círio. Falando um pouco mais sobre o Círio para aqueles que não conhecem. É uma festa que acontece todo segundo domingo do mês de outubro na cidade de Belém, onde as pessoas celebra a Nossa Senhora de Nazaré. Gilberto Gil fala um pouco sobre essa manifesção do culto:

"Olha, lá vai passando a procissão
Se arrastando que nem cobra pelo chão
As pessoas que nela vão passando
Acreditam nas coisas lá do céu,
As mulheres cantando, tiram verso
E os homens, escutando, tiram o chapéu
Eles vivem penando aqui na terra
Esperando o que Jesus prometeu..”
(“Procissão” de Gilberto Gil)

Continuando... Pegamos um barco que durou cerca de 3 horas para chegar na Ilha, e logo que chegamos almoçamos pela cidade. E pra não perder tempo já fomos experimentar a tal carne de búfalo! Muito boa por sinal! (ps: Cá! Experimentei comida!! hehehe)... Depois do almoço eu e o israelense resolvemos ir para uma praia... Era a 3km e fomos a pé! Idéia de girico, mas foi legal. A praia era muito legal e diferente, porque a água não é salgada nem doce... Um meio termo! No dia seguinte fomos para a famosa praia dos Pesqueiros, e junto um casal de franceses. Passamos a manhã lá! Muito bom! Água bem parecida com a outra praia, diferença é que tinha muita onda...

Outro passeio que fiz foi pra dentro da mata atlântica. Os pescadores da região levam dentro do barco pelo rio adentro. Muito interessante também! Mas esses foram os únicos passeios que consegui fazer porque tinha que pegar a balsa de volta para Belém.

A Ilha é muito linda e recomendo a todos! Eu mesma quero voltar com mais calma para poder visitar mais!!! Hoje estou em Bonito, cheguei na quinta a noite e já fiz muitos passeios legais! Depois faço um post sobre!!

Ah, hoje é aniversário da Babiiiii! Minha amiga de BH que me hospedou no começo da minha viagem!!! Parabééééns!! hehehe

Pipoul! Depois escrevo mais! To terminando a viagem já! Semana que vem já estou de volta a Curitiba e depois SP!

Beijosss


Um comentário:

Anônimo disse...

Quero ver fotos. Deixa de ser preguiçosa e coloque fotos, guria.Beijos e saudades.
mãe